Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Mundo Evangélico - Nº 239

O Mundo Evangélico
Noticiário Cristão Internacional
Ano IV – N° 239– 16/11/10
________________________________________________________________
Fé e muito trabalho
Voluntariado evangélico cresce e crentes empreendedores se tornam elemento fundamental do chamado Terceiro Setor.

Por Valter Gonçalves Jr

Não dá para olhar a Igreja Evangélica brasileira e ignorar a ação de um enorme contingente de pessoas que dedica tempo, dinheiro e muito trabalho para mudar a realidade de comunidades inteiras. Em vez de esperar pelo céu, eles colocam o pé na estrada para mostrar que o Reino de Deus já começou. Os exemplos de evangélicos fazendo trabalho voluntário são muitos, e não apenas no âmbito das igrejas – eles atuam em ações de saúde, segurança pública, moradia, educação. Os voluntários estão em todos os setores, fazendo até o que seria papel dos governos. CRISTIANISMO HOJE colheu histórias de cristãos com diferentes perspectivas sobre o trabalho social, que têm em comum a resposta ao chamado do Evangelho. “Os personagens bíblicos tinham profissão”, lembra o dentista Tércio Obara, de 39 anos. “Nós também temos; todo mundo sabe fazer alguma coisa. E devemos usar isso para viver o amor prático que Jesus ensinou”, completa. Continue lendo
_____________________________________________________________
É preciso enxergar Cristo no meu irmão!
Atualmente muitos postulam que os relacionamentos são a base mais fraca da igreja. O problema com essa forma de pensar é que os relacionamentos sempre foram uma via de mão dupla na história da humanidade. O que vivenciamos hoje não é recente. Como disse o Eclesiastes: "não há nada novo debaixo do sol" (Ec. 1:9b).

João nos diz que "aos que o receberam (a Jesus), aos que creram em seu nome, deu-lhes(Jesus) o direito de se tornarem filhos de Deus" (Jo 1:12). Quando se recebe a Jesus, recebe-se uma filiação nova, e, consequentemente, um número considerável de novos irmãos. É nesse ponto que precisamos ser sábios, pois, é mais fácil encontrar irmãos brigando por coisas efêmeras do que amigos.
Continue lendo
_______________________________________________________________
Vendo além
Tais Machado fala sobre a importância de enxergar as coisas com um olhar acertado

"Os olhos são a candeia do corpo.
Quando os seus olhos forem bons,
igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz.
Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas."

Lucas 11.34

Quem não quer olhos bons para toda a vida? Quem não deseja ser iluminado?

Em nossos dias, estar "cheio de luz" é algo valorizado, seja lá o que isso signifique para cada um. Mas trata-se de uma expressão que impressiona e é muito falada, buscada, apreciada. Interessante que Jesus já falava sobre isso. Ele bem sabia tratar do essencial, e o olhar é essencial para a vida.

Como se vê o que se vê? E o que realmente se vê? Com que olhos se vê? Continue lendo
_____________________________________________________________
A arte de não pedir desculpas
Israel Belo fala sobre como pedir desculpas corretamente e confronta o ato com o verdadeiro perdão

Por: Israel Belo de Azevedo
Em um programa televisivo de entrevistas, o presidente norte-americano Barack Obama referiu-se ao seu desempenho em determinado esporte como sendo um resultado digno de atletas especiais. Ao final do programa, percebendo que fora ofensivo, telefonou para um dirigente de esportes para pessoas portadores de deficiências e pediu desculpas. O dirigente achou apropriado o pedido e o aceitou.

Como "palavra de rei não volta atrás", o gesto de Obama foi considerado muito especial, por sua raridade. Não é mesmo comum que uma pessoa em sua posição peça desculpas. Não sei também se, de fato, no íntimo, o presidente ficou constrangido, ou se quis apenas evitar o constrangimento da censura do "politicamente correto". Talvez ele volte a dizer o mesmo numa mesa de restaurante entre amigos.

Desculpar é tirar a culpa de alguém. Desculpar-se é pedir a alguém que lhe tire a culpa. Há muitas maneiras de pedir desculpas, a mais difícil é: "Desculpe o meu erro. Espero não fazer isso de novo". Acho fraco o verbo desculpar; prefiro o perdão: "Perdoe-me pelo mal que meu erro lhe causou". É frase para poucos, só mesmo para os bem-aventurados. Os demais tendem a esboçar palavras de desculpas, que, muitas vezes, pioram as coisas. Continue lendo
______________________________________________________________
Para aprender ao pé da cruz
Acessível, completo e essencial, o comentário bíblico popular de William MacDonald é uma ferramenta importante para todos interessados no estudo bíblico

Por: Susana Klassen
Certa vez, alguém disse que o conhecimento transforma. Para exercer sua influência transformadora, porém, esse conhecimento precisa ser transmitido e aplicado. E é justamente este o objetivo de todo comentário bíblico que se preze: transmitir e aplicar conhecimento acerca de Deus e sua Palavra.

Apesar de compartilharem do mesmo alvo, nem todos os comentários são iguais. Alguns são profundos e um tanto austeros. Palavras longas em alemão e incontáveis citações em grego e hebraico podem ser adequadas para os meios acadêmicos, mas assustam o leitor que não ambiciona uma cátedra universitária. Há também os comentários leves, devocionais e até bem-humorados. Apesar de não exigirem grande bagagem doutrinária e ajudarem iniciantes a adquirir gosto pelo estudo das Escrituras, podem frustrar os estudantes mais inquisitivos. Continue lendo
_____________________________________________________________

"Quem se ajoelha Diante de Deus,
não se curva diante das dificuldades”

Nenhum comentário: